Sistema de Avaliação

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CEC2000

Sistema de Avaliação

O presente documento aborda pontos significativos do processo de avaliação realizado no CEC2000.

A avaliação é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e é realizada durante a construção e reconstrução do conhecimento. A avaliação oferece diferentes percepções: ao aluno, permite perceber como o seu aprendizado acontece; ao professor, atesta a efetividade de suas estratégias pedagógicas e sinaliza mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o aluno no seu percurso de aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Os processos avaliativos acompanham o desenvolvimento das competências, das habilidades e dos valores, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor em seu plano de trabalho. Esses processos compreendem as seguintes dimensões da avaliação:

Diagnóstica, mediadora, inclusiva e reguladora: É a avaliação do que já foi aprendido, visando ao reconhecimento dos caminhos percorridos e à identificação daqueles a serem redimensionados no processo de construção de conhecimentos e de saberes e na dinamização de níveis mais complexos de conhecimento.
Contínua e processual, formativa e integradora: Busca privilegiar as potencialidades, as habilidades, as competências e o crescimento para a autonomia e a cidadania, efetivados por meio de atividades formais e informais, realizadas em sala ou extraclasse para orientar o professor e o aluno sobre estratégias a serem adotadas para melhorar o desempenho acadêmico e facilitar o processo de aprendizagem de cada aluno. São utilizados instrumentos avaliativos de registro das mais diversas formas e possibilidades do aluno.
Atitudinal: Avalia-se a capacidade de resiliência, persistência, aplicação ao trabalho, foco, determinação, participação colaborativa em sala de aula, esclarecimento de dúvidas, hábitos de estudo entre outras habilidades que agregam à prática pedagógica a dialogicidade como meio para o desenvolvimento do processo de aprendizagem e para a busca da construção de um sujeito interativo, ético, crítico e solidário.

Orientações gerais quanto ao processo de avaliação:

A verificação do rendimento escolar é parte integrante do processo educativo e observará os seguintes critérios:

  1. Avaliação contínua e formativa do desempenho do aluno nas atividades curriculares, considerando os resultados acadêmicos, bem como o desenvolvimento relativo ao longo do ano das habilidades descritas na seção da avaliação que consta no Regimento.
  2. Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.

Formato Cálculo de média

6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, a avaliação permite analisar como o aluno constrói a sua própria aprendizagem, a partir da integração e da mobilização dos diferentes saberes. Compreende:

  1. Provas – (totalizando peso 10): Instrumentos de verificação das expectativas de aprendizagem que englobam conteúdos, habilidades e competências trabalhadas ao longo das etapas letivas.
  2. Simulado – (totalizando peso 10): Pretende verificar o desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem dos conteúdos, das habilidades, das competências e dos valores, de acordo com as demandas pedagógicas da turma.
  3. Qualitativo – (totalizando peso 3):   
  4. 3ª Avaliação – (totalizando peso 7) Avaliações internas e externas que serão consideradas através de bônus, valendo até 7 pontos, e somado com as notas do trimestre.

Para a obtenção do Resultado Final da Média dos Trimestres, utiliza-se a seguinte regra:

(1º TRI+ 2º TRI+ 3TRI) / 3  ≥  6

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Maternal Baby ao 5º ano, com o objetivo de mantermos um relacionamento claro e transparente, deixamos a sua disposição, a proposta pedagógica da escola, juntamente com algumas regras que fazem parte do nosso currículo, no qual contribuem para o bom andamento e funcionamento do trabalho.

  • Proposta pedagógica: Construtivista-sócio-interacionista, que vem a ser a construção contínua do conhecimento, sempre buscando a interação da criança com o universo social que a cerca.

Forma de avaliação:

  • Educação Infantil: Relatórios descritos trimestrais
  • Turmas: 1°, 2º e 3° ano:
    • 0 à 3 = qualitativo + 7.0 dos TD’s = 10.0
    • 0 à 10 = Teste
    • 0 à 10 = Avaliações
    • SOMATÓRIO: 10+10+10 = 30÷3=10
  • Turmas: 4° ano e 5° ano:
  • Disciplinas : história, geografia, ciências, inglês e espanhol:
    • 0 à 3 = qualitativo + 7.0 dos TD’s = 10.0
    • 0 à 10 = Teste
    • 0 à 10 = Provas
    • Média: 10+10+10 = 30÷3=10
  • Disciplinas: português e matemática
    • 0 à 3 = qualitativo + 7.0 do simulado = 10.0
    • 0 à 10 = Teste
    • 0 à 10 = Avaliações
    • Média: 10+10+10 = 30÷3=10

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