Sistema de Avaliação
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CEC2000
Sistema de Avaliação
O presente documento aborda pontos significativos do processo de avaliação realizado no CEC2000.
A avaliação é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e é realizada durante a construção e reconstrução do conhecimento. A avaliação oferece diferentes percepções: ao aluno, permite perceber como o seu aprendizado acontece; ao professor, atesta a efetividade de suas estratégias pedagógicas e sinaliza mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o aluno no seu percurso de aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Os processos avaliativos acompanham o desenvolvimento das competências, das habilidades e dos valores, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor em seu plano de trabalho. Esses processos compreendem as seguintes dimensões da avaliação:
Diagnóstica, mediadora, inclusiva e reguladora: É a avaliação do que já foi aprendido, visando ao reconhecimento dos caminhos percorridos e à identificação daqueles a serem redimensionados no processo de construção de conhecimentos e de saberes e na dinamização de níveis mais complexos de conhecimento. |
Contínua e processual, formativa e integradora: Busca privilegiar as potencialidades, as habilidades, as competências e o crescimento para a autonomia e a cidadania, efetivados por meio de atividades formais e informais, realizadas em sala ou extraclasse para orientar o professor e o aluno sobre estratégias a serem adotadas para melhorar o desempenho acadêmico e facilitar o processo de aprendizagem de cada aluno. São utilizados instrumentos avaliativos de registro das mais diversas formas e possibilidades do aluno. |
Atitudinal: Avalia-se a capacidade de resiliência, persistência, aplicação ao trabalho, foco, determinação, participação colaborativa em sala de aula, esclarecimento de dúvidas, hábitos de estudo entre outras habilidades que agregam à prática pedagógica a dialogicidade como meio para o desenvolvimento do processo de aprendizagem e para a busca da construção de um sujeito interativo, ético, crítico e solidário. |
Orientações gerais quanto ao processo de avaliação:
A verificação do rendimento escolar é parte integrante do processo educativo e observará os seguintes critérios:
- Avaliação contínua e formativa do desempenho do aluno nas atividades curriculares, considerando os resultados acadêmicos, bem como o desenvolvimento relativo ao longo do ano das habilidades descritas na seção da avaliação que consta no Regimento.
- Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
Formato Cálculo de média
6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, a avaliação permite analisar como o aluno constrói a sua própria aprendizagem, a partir da integração e da mobilização dos diferentes saberes. Compreende:
- Provas – (totalizando peso 10): Instrumentos de verificação das expectativas de aprendizagem que englobam conteúdos, habilidades e competências trabalhadas ao longo das etapas letivas.
- Simulado – (totalizando peso 10): Pretende verificar o desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem dos conteúdos, das habilidades, das competências e dos valores, de acordo com as demandas pedagógicas da turma.
- Qualitativo – (totalizando peso 3):
- 3ª Avaliação – (totalizando peso 7) Avaliações internas e externas que serão consideradas através de bônus, valendo até 7 pontos, e somado com as notas do trimestre.
Para a obtenção do Resultado Final da Média dos Trimestres, utiliza-se a seguinte regra:
(1º TRI+ 2º TRI+ 3TRI) / 3 ≥ 6
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Maternal Baby ao 5º ano, com o objetivo de mantermos um relacionamento claro e transparente, deixamos a sua disposição, a proposta pedagógica da escola, juntamente com algumas regras que fazem parte do nosso currículo, no qual contribuem para o bom andamento e funcionamento do trabalho.
- Proposta pedagógica: Construtivista-sócio-interacionista, que vem a ser a construção contínua do conhecimento, sempre buscando a interação da criança com o universo social que a cerca.
Forma de avaliação:
- Educação Infantil: Relatórios descritos trimestrais
- Turmas: 1°, 2º e 3° ano:
- 0 à 3 = qualitativo + 7.0 dos TD’s = 10.0
- 0 à 10 = Teste
- 0 à 10 = Avaliações
- SOMATÓRIO: 10+10+10 = 30÷3=10
- Turmas: 4° ano e 5° ano:
- Disciplinas : história, geografia, ciências, inglês e espanhol:
- 0 à 3 = qualitativo + 7.0 dos TD’s = 10.0
- 0 à 10 = Teste
- 0 à 10 = Provas
- Média: 10+10+10 = 30÷3=10
- Disciplinas: português e matemática
- 0 à 3 = qualitativo + 7.0 do simulado = 10.0
- 0 à 10 = Teste
- 0 à 10 = Avaliações
- Média: 10+10+10 = 30÷3=10